Gerenciamento de banco de dados: 5 dúvidas comuns sobre como fazer
Com o mercado mais exigente e disputado, um gestor de TI precisa manter-se atualizado com as novidades dos sistemas, coordenar a equipe e dialogar com os clientes com eficiência. Como consequência disso, surgem muitas dúvidas e imprevistos em sua rotina, e várias delas estão relacionadas ao gerenciamento de banco de dados.
Este post vai mostrar cinco questionamentos comuns sobre como fazer um gerenciamento de banco de dados:
1. Qual é a importância do gerenciamento de banco de dados?
Toda empresa tem bens materiais que são essenciais para o funcionamento de suas atividades. Entretanto, suas informações e dados são os bens mais valiosos para uma boa gestão.
Isso acontece porque o dinamismo do mercado exige respostas rápidas e assertivas. Além do mais, todas as estratégias precisam ser baseadas em cenários atuais e que dão competitividade ao negócio.
Segundo pesquisas, 88% dos profissionais de TI consideram o banco de dados como o problema mais comum e importante para o desempenho dos aplicativos empresariais, destacando a importância do gerenciamento eficiente.
O gerenciamento do banco de dados é uma peça-chave para o sucesso de qualquer negócio. Isso porque o banco de dados é formado por conjuntos de arquivos que dialogam entre si, armazenando grande variedade de dados. Em um mundo cada vez mais digitalizado, o controle e a gestão dessas informações podem ser diferenciais para se destacar no mercado.
2. Como ele deve ser realizado?
Para realizar um gerenciamento de dados eficiente, conhecimentos técnicos são imprescindíveis, assim como a utilização de ferramentas adequadas. A gestão correta dos recursos virtuais garante a segurança e a integridade de todas as informações armazenadas. A estruturação também não pode comprometer o acesso dos usuários ou ocasionar falhas em suas operações.
Antes de tomar qualquer tipo de atitude, avalie as opções disponíveis no mercado e escolha aquele que tenha o melhor custo-benefício, não comprometendo sua infraestrutura de trabalho e segurança.
3. Quais são os tipos de banco de dados existentes?
Existem várias modelagens e sistemas para o gerenciamento de banco de dados, como o Oracle Database, o SQL Server e o MySQL. A capacidade de armazenamento e outras questões técnicas podem variar de acordo com a infraestrutura adotada. Por isso, é importante escolher uma opção que esteja de acordo com as necessidades do negócio.
4. Como o backup pode ajudar?
Por mais que uma empresa de TI se prepare e utilize novas estratégias de gestão, imprevistos e outros problemas acontecem. Entretanto, essas situações não podem atrapalhar o desempenho das atividades e devem ser solucionadas o quanto antes.
Estima-se que uma empresa perde cerca de 20% de sua receita potencial ao não gerenciar os seus dados da melhor maneira possível. Assim, os backups são essenciais para garantir a segurança e a continuidade dos processos.
Hoje em dia, existem várias opções para esse tipo de serviço. A tecnologia da nuvem permite o gerenciamento e o armazenamento remoto de dados. Algumas gestões preferem trabalhar com servidores próprios e outras terceirizam esse tipo de serviço.
De qualquer forma, o backup aumenta a segurança das informações e evita que você enfrente situações indesejáveis.
5. Pode-se utilizar produtos não licenciados?
Infelizmente, algumas empresas ainda insistem em utilizar softwares e produtos sem licença.
Nessas situações, todo o suporte fornecido pela desenvolvedora é deixado de lado e se perde muita qualidade, credibilidade e segurança na prestação de serviço. Por isso, sempre trabalhe com produtos originais e os mantenha atualizados.
Além do mais, um sistema licenciado é seguro, oferece a confiança que você precisa para armazenar dados e preza pela integridade das informações.
Conclusão
É perceptível que o gerenciamento de dados é uma questão fundamental para qualquer tipo de empresa. Quem não utiliza as melhores práticas sobre esse setor perde espaço para concorrentes e não aproveita as oportunidades do mercado.
Por isso, trabalhe com um parceiro que tenha experiência e que seja especializado em entregar soluções tecnológicas eficientes.