Benchmarking dos indicadores de desempenho laboratorial
O termo benchmarking vem do inglês benchmark e significa “marco de referência”. No segmento de laboratórios, trata-se do processo que as organizações buscam outras instituições para comparar e aprimorar resultados, a partir de indicadores de desempenho laboratorial. A prática existe há alguns anos, mas com a integração de sistemas avançados para gestão, as unidades têm cada vez mais facilidade para obter dados e aperfeiçoar suas atividades.
Na prática, esse processo auxilia os gestores a identificar os pontos fortes e fracos da organização, com uma visão ampla do mercado. Com as informações obtidas, os laboratórios podem:
- aprimorar a tomada de decisões estratégicas
- reduzir custos, aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços;
- monitorar o desempenho do laboratório e obter vários outros benefícios.
Diversas unidades realizam esse processo manualmente, o que acaba dificultando a participação em programas de comparação de resultados com outros laboratórios. Para evitar erros, otimizar a coleta de dados e ter maior segurança das informações utilizadas, as empresas podem contar com ferramentas digitais como o sistema integrado da Pixeon e da Controllab. A solução permite obter automaticamente os dados do laboratório e compará-los com o mercado, baseados em indicadores de desempenho laboratorial padronizados internacionalmente.
Pixeon e Controllab lançam material especial sobre indicadores de desempenho laboratorial
Para facilitar o acesso às informações disponíveis sobre as ferramentas de benchmarking para o setor de laboratórios, a Pixeon e a Controllab lançam um material focado na importância e nas vantagens de trabalhar com esse processo. No E-Book Benchmarking dos indicadores de desempenho potencializa a gestão organizacional dos laboratórios, você também irá saber mais sobre o impacto positivo do uso de indicadores de desempenho para a gestão laboratorial.
Acesse agora o E-Book sobre Benchmarking dos indicadores de desempenho laboratorial!