Tema de redação do Enem pode gerar maior atenção de usuário da Internet quanto à proteção dos seus dados e da manipulação causada por algoritmos?

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi aplicado no último domingo, 04 de novembro, e mais uma vez o tema da redação foi motivo de grande discussão nas redes sociais e plataformas digitais. Muito intrigante, pois o tema “Manipulação de comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” refere-se justamente às redes, plataformas digitais dentre outros que coletam dados dos usuários e utilizam como forma de sugestão de conteúdos.

Para os jovens bem informados, mencionar a aprovação da Lei Geral de Proteção dos Dados seria uma boa opção. Mas, em que o tema abordado pode afetar empresas e organizações que utilizam dos dados dos usuários para sugerir filmes, séries, músicas dentre outras coisas através de algoritmos e “vigilância” na internet?

É certo afirmar que a partir de agora muitos usuários olharão de outra maneira para essa situação, tendo em vista que hora ou outra surgem notícias sobre vazamento de dados ou acesso de hackers nas redes sociais, bem como aconteceu recentemente na falha de segurança do Facebook que afetou mais de 50 milhões de contas.

Este assunto tornou-se de extrema importância e cabe a nós, usuários, nos atentarmos às informações que inserimos e compartilhamos online, principalmente dados de contas bancárias, e de identidade que podem ser utilizados para fraude.

Por fim, a visibilidade gerada em torno do assunto, principalmente entre os jovens, maioria entre os usuários de redes sociais, leva à reflexão e discussão sobre o que deve ser compartilhado e divulgado nas redes sociais, além de despertar o senso crítico, levando-os a pesquisar a origem e fontes dos assuntos que são disseminados bem como a sua veracidade e confiabilidade.

*************

Cristiane Souza: Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela UNEF.

Extensão em Gestão Cultural, pelo Instituto Iris e UFBA, e Especializanda em Gestão Empreendedora da Inovação e Interatividade pela UNEF. No presente, atua como Assistente de Comunicação e Marketing na Empresa Wisetech, Escritora e Blogueira do Blog Menina Peculiar, Colunista do Blog Amor, Vida e Fé – Vanessa Pérola, Podcaster e Produtora de Conteúdo do Podcast Coisas de Baiano e Fundadora do Projeto Mulheres Peculiares.

*******************

Related Posts

Leave a Comment