Quais os padrões de software para laboratório que trazem mais benefícios?

Mais do que padrões básicos, que também trazem muito resultado, há detalhes que são um diferencial em um software para laboratório. Isso por conseguirem agrupar mais benefícios e ir além do que é esperado por uma solução. São funções que se destacam dentro da rotina da instituição e podem ser tanto operacionais como estratégicas, fornecendo informações importantes para tomadas de decisão. No primeiro caso, auxiliam na agilidade e, consequentemente, na produtividade da equipe.

O software para laboratório, por exemplo, deve estar de acordo com a evolução tecnológica do mercado. A oferta de funções em nuvem, em cloud computing, é uma parte básica, mas ao mesmo tempo de grande impacto. Entrando mais em detalhes, o fato de estar disponível em qualquer localidade geográfica, por meio de diversos aplicativos, sem precisar ou ficar dependente de um sistema instalado em uma única máquina, faz parte da rotina de empresas de todos os segmentos. E essa evolução entra na área da saúde.

Antes e depois do cloud computing

Agora, as vantagens proporcionadas pela nuvem são incomparáveis ao tempo em que não havia essa oferta. Com cloud computing, não há pane no sistema de um computador que indisponibilize as atividades, não é preciso estar presente fisicamente, os chamados de urgência podem acontecer a qualquer momento e o paciente consegue resolver diversas pendências sem ir até o laboratório. Ou seja, a equipe pode deixar o operacional um pouco de lado e ter mais ferramentas que irão garantir a precisão na execução das suas funções.

Esse é apenas o começo. O cloud computing já vem sendo abordado há algum tempo por inúmeros segmentos. Na saúde, existe um processo de migração ou híbrido, em que parte está nas nuvens e parte em sistemadesktop. No entanto, é impossível deixar passar a movimentação da adoção da tecnologia e correr o risco de ficar para trás. O que se traduz em: morosidade na recepção, no atendimento, na liberação de resultados, etc.

Conheça outros padrões para software de laboratório que trazem benefícios diferenciados!

3 benefícios de um software para laboratório

Separamos algumas das características que tornam um software para laboratório ainda mais proveitoso do que somente os padrões básicos. Confira:

1. Identificação da amostra por meio de etiqueta primária

Para explicar melhor a identificação da amostra por meio da etiqueta primária, imagine que você tem um exame que precisa enviar para um laboratório de apoio. Ou seja, uma instituição maior irá fazer o procedimento e enviar depois. Então, nesse cenário, terá que identificar a amostra com o número daquele que serve como apoio. Isso são as etiquetas primárias que fazem a identificação da amostra.

Qual o benefício? Antigamente, cada laboratório imprimia sua etiqueta, a do solicitante e o de apoio. Por isso, precisava constantemente ir até o setor técnico identificar as amostras que deveriam ser enviadas e recadastrar no site do outro laboratório. Com isso, recebia um arquivo com a etiqueta dele para colocar em conjunto com aquela do solicitante. Em resumo, era um apanhado grande de informações que poderiam gerar uma confusão na hora da identificação.

2. Sistema web no software para laboratórios

Permite que quando for feito o cadastro de amostra, exames e gerar etiquetas,não é preciso ter um sistema instalado e rodando em sua rede. Ele será emcloud computing. Também agilizará a parte de entregas de resultados para os pacientes. O que, nessa parte, podem estar incluídas as funcionalidade de envio de e-mail ou mensagens de texto SMS avisando que o resultado está disponível e pode ser acessado.

3. Funcionalidades gerenciais

Um software para laboratório com um diferencial trabalha não só em cima da operação, mas igualmente na geração de dados fundamentais para gestores de laboratórios. Por isso, é essencial contar com a configuração de indicadores de desempenho e um dashboard rápido em que se possa fazer o acompanhamento em tempo real, receber um resumo diário, checar como estão as filas da recepção, entre outros. Dessa maneira, de qualquer lugar, o profissional conseguirá verificar como está a demanda da instituição.

 

Por Paulo Pontes

 

Fonte: Pixeon

Related Posts

Leave a Comment