Copo descartável: descaso com o meio ambiente e perigo para sua saúde.

Fonte: Copo descartável: descaso com o meio ambiente e perigo para sua saúde.

O uso de copos descartáveis tornou-se um hábito muito frequente em escritórios ou festas, porém o que poucos sabem é que esses falsos facilitadores do nosso dia a dia podem trazer riscos ao meio ambiente e até para nossa saúde.

Suponhamos que você  toma 3 cafézinhos por dia e 2 litros de água utilizando somente os copos descartáveis da loja ou escritório em que trabalha, saiba que o seu consumo é de: 3 copos de café + 11 copos de 180 ml = 14 copos.

Muito copo, não?

Leia abaixo 5 motivos para você deixar os copinhos plásticos de lado e lembrar de vez de carregar consigo sua garrafa de água ou utilizar uma xícara para o café da tarde:

Tempo de decomposição

Para se ter uma ideia, o tempo de decomposição de um copo descartável está entre 250 e 400 anos. Ou seja, muitas gerações passarão e o copo ainda existirá. É até contraditório se pensarmos que a vida útil dos copos é tão pequena (chega a durar apenas 13 segundos após sair do display).

Pense, os copos descartáveis que ficam pelas ruas sujando ainda mais a cidade, uma hora serão levadas pelo esgoto e irão parar nos rios e mares, e demoraram gerações para se decompor.

  1.   A maioria não vai ser reciclado

Hoje, o copo descartável é o resíduo sólido urbano menos reciclado ao redor do planeta. A maior causa disso é baixo custo de mercado. As empresas e cooperativas de reciclagem chegam a pagar até R$0,20 pelo kg do copo.

Agora faça as contas: um copo descartável comum pesa aproximadamente 4gm. Ou seja, para ganhar R$0,20 seria necessário juntar 250 copos!

  1.  Copos reutilizáveis tem impacto MENOR

Para a implantação dos copos retornáveis e reutilizáveis na UEFA EURO (campeonato europeu de futebol), os ministérios do meio ambiente da Alemanha, Áustria e Suíça fizeram uma pesquisa de impacto ambiental que comprovou que o sistema de copos reutilizáveis e retornáveis são até 25 vezes menos impactantes para o meio ambiente que todas as outras opções de descartáveis.

Materiais biodegradáveis PLA (a base de amido de milho) e papéis ou materiais de PS (poliestireno) são materiais mais impactantes que os copos reutilizáveis a base de PP (polipropileno).

  1.  Maior gasto com água na produção de copos descartáveis

Segundo uma pesquisa recente feita pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), comprovou que usar copos descartáveis consome mais água que reutilizar copos. Isso porque para a produção de copos, é utilizado até 3 litros de água para cada copo, que é utilizado apenas uma vez e depois jogado no lixo. A mesma quantidade de água é também usada na produção de copos resistentes, mas para lavar o copo para reutiliza-lo, é necessário apenas 300 mls de água.

  1.  ESPANTEM-SE: copos descartáveis são prejudiciais à nossa saúde

Os copos descartáveis possuem em sua composição uma substância chamada Estireno, e segundo uma pesquisa desenvolvida pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), em contato com o café quente, o copo pode soltar uma quantidade acima do considerado seguro pelo Ministério da Saúde, um dos riscos que isso pode causar é o câncer.

Por isso, se você ainda utiliza copos descartáveis, pense bem antes de usar esses copinhos “inocentes”. Pequenas mudanças (levar o próprio copo de casa, pedir sempre copos reutilizáveis ou retornáveis em festas) podem mudar o mundo e fazem uma diferença enorme para o meio ambiente!

Related Posts

Leave a Comment