16 ações de sustentabilidade para implantar em sua empresa

Hoje inicia a semana do Meio Ambiente e para iniciar essa semana fizemos um benchmarking e produzimos um texto com as melhores ideias e ações para você implantar em sua empresa, transformar a relação com o meio ambiente e aproveitar para manter até o final do ano e porque não para sempre? Atitudes simples podem reduzir o impacto causado ao meio ambiente por nossas atividades e tornar nossa vida comunitária mais agradável.

Pensar no meio ambiente e na sustentabilidade é um passo importante que todos devemos tomar, essas dicas e ações são de grande importância.

Convide a sua equipe de trabalho e coloquem a mão na massa. Cada ação por mais simples que seja será um fator crucial para continuarmos cuidando do planeta e de todos.

Desafio Sustentável

Durante esta semana que tal propor um desafio para os colaboradores da empresa? Por exemplo: Uma semana sem usar plástico, copo descartável, ou uma semana sem fazer impressão.

Código Verde

Com a ajuda dos colaboradores, crie um código de conduta verde para a empresa, com boas práticas e cuidados que precisam ser tomados no dia a dia e que são favoráveis ao meio ambiente e colaboram com um espaço mais saudável para trabalhar.

Depois da ação promova uma discussão para que cada um compartilhe sua experiência e possa concluir que é possível economizar e utilizar de outras opções mais sustentáveis.

Compromisso ambiental

Cada colaborador escolhe um compromisso ambiental para o ano e o envia para a equipe de Comunicação, essa que será responsável por criar um template e divulgá-los por e-mail marketing ou da maneira que achar interessante para os colaboradores.

Os compromissos podem ser: “meu compromisso será lembrar de apagar as luzes”; “meu compromisso será diminuir o uso de sacolas plásticas”; ou “meu compromisso será separar o lixo corretamente”.

Divulgando essas ações os colaboradores serão constantemente lembrados de seus compromissos e ao mesmo tempo estarão incentivando uns aos outros com as práticas sustentáveis.

Eu faço a diferença

Crie um template para divulgar as ações que os colaboradores já realizam no dia a dia. Peça a eles que respondam a pergunta: O que você faz no seu dia a dia pelo meio ambiente?

Divulgue as ações por e-mail marketing corporativas e promova a consciência e o reconhecimento entre todos.

 Use e abuse da iluminação natural

Além da óbvia economia de eletricidade e a consequente redução nos gastos com conta de luz, o uso de iluminação natural torna o ambiente de trabalho mais agradável e produtivo, pois ajuda a regular a produção da melatonina (hormônio do sono) no horário adequado.
Abra as persianas do escritório e aproveite para reavaliar quais luzes são realmente necessárias durante o dia. Aproveite também para explorar a ventilação natural e avaliar se é realmente necessário utilizar o ar condicionado durante todo o expediente. O bolso e a saúde agradecem.

 Inicie a coleta seletiva passo a passo 

Implantar a coleta seletiva no escritório é uma ação simples que gera um engajamento e um senso de unidade excelentes na equipe.
Para iniciar a coleta seletiva, é possível utilizar coletores para materiais recicláveis e não recicláveis. Caso a sua cidade tenha um sistema completo de coleta seletiva ou sua empresa tenha parcerias com empresas de reciclagem ou cooperativa de catadores, utilize conjuntos de lixeiras para coleta seletiva, nas cores dos materiais mais recorrentes no ambiente da sua empresa.

Separe o lixo e destine corretamente cada tipo de resíduo. A separação do lixo economiza matéria-prima por meio da reciclagem, evita a degradação do meio ambiente, melhora a vida dos catadores de recicláveis e fortalece as cooperativas desses catadores. Adquira recipientes específicos para cada tipo de lixo e promova a divulgação dessa ideia entre os funcionários, motivando a participação de todos no processo.

Faça de sua empresa o ponto de encontro da sustentabilidade

Nem sempre é possível separar resíduos específicos em casa, mas o ambiente coletivo das empresas pode ser o ponto de encontro ideal para pessoas que acreditam que pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença!
Mantenha coletores para pilhas e baterias, óleo de cozinha, cartuchos e toners de impressoras e similares no ambiente de trabalho; assim, seus colaboradores terão um ponto em comum para descarte desses materiais, evitando o descarte inadequado desses resíduos e colaborando para a construção coletiva de uma identidade corporativa sustentável.

Compre materiais econômicos

Para compras de materiais, dê preferência às embalagens econômicas, que reduzem o desperdício e poupam dinheiro. Avalie a necessidade do produto e verifique se realmente as especificações técnicas atendem a essa necessidade, e compre de fornecedores que adotem práticas socioambientais.

Economize papel e evite muitas impressões

Faça impressões econômicas, frente e verso, diminuindo o consumo de papel e tinta, e imprima tudo de uma vez, reduzindo também o custo de energia e aumentando a vida útil do equipamento. Diminuir a quantidade de correspondência também é possível, entrando em contato com emissores e cancelando o envio, evitando que cheguem correspondências que em geral vão para o lixo.

Aparelhos eletrônicos

Evite comprar ou substituir desnecessariamente aparelhos eletrônicos, para diminuir o impacto ambiental com descarte de resíduos eletrônicos.

Economize Energia

Desligue os aparelhos eletrônicos ou desconecte da tomada quando não estiverem sendo usados. Não deixe em standy by. A economia de energia nesses casos é significativa.

Lâmpadas fluorescentes são mais econômicas e reduzem a emissão de gás carbônico, além de ter maior vida útil. Substitua as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes. A economia chega a 60% no consumo de energia elétrica.

Verifique as instalações elétricas e mantenha a fiação em bom estado. Além de reduzir o desperdício de energia, evita acidentes em função de fios danificados.

Economize, Reduza ou Exclua os Descartáveis

Reduza consideravelmente a utilização de descartáveis como copos, guardanapos e sacolas. Além de economizar recursos financeiros, diminui a geração de resíduos.

Evite sacolas plásticas

Evite sacolas plásticas, que levam anos para se decompor e substitua-as por sacolas retornáveis para evitar o acúmulo de resíduos. No caso das embalagens, vale consultar os clientes para conhecer suas preferências. Isso faz a clientela pensar a respeito da sustentabilidade.

Evite desperdícios / Economize água

Elimine vazamentos de água, evitando desperdícios e reduzindo a conta mensal, levando em consideração que água é um bem precioso e escasso. Sensibilize seus colaboradores para o uso consciente.

Reduza a utilização de água potável na manutenção da empresa, captando e aproveitando água da chuva para sanitários, jardins e limpeza do chão. A empresa colabora com a diminuição dos gastos públicos de tratamento e distribuição de água e reduz os gastos com este item.

Instale torneiras de baixo consumo de água. As lojas estão repletas de modelos modernos, algumas com fechamento automático. Elas diminuem bastante a conta mensal de água e ajuda a economizar este recuso natural.

Cuidado com a Poluição Ambiental

Use produtos biodegradáveis para limpeza das instalações. Isso contribui para a diminuição da poluição dos rios e dos impactos ambientais provocados por produtos químicos nocivos.

Carona solidária que tal?

Estimule a carona solidária. Um mural de avisos pode aproximar pessoas que moram no mesmo bairro e que podem realizar rodízios de veículos.

Reduza gastos com deslocamentos preferindo a internet ou o telefone para reunir ou treinar colaboradores. Atualmente, a tecnologia oferece teleconferências, videoconferências, reuniões remotas via internet, etc.

Ofereça aos clientes produtos e serviços seguros, que são compatíveis com as normas ambientais vigentes. Para isso, procure adequar sua empresa à legislação em vigor.

 

 

Fontes:

Sete ações para a Semana do Meio Ambiente

20 dicas de sustentabilidade para empresas

Semana do Meio Ambiente na Empresa: Ações de Endomarketing

5 dicas para sua empresa ser sustentável e economizar

 

Related Posts
Showing 4 comments
  • Cartucho de tinta

    Porque tem gente que ainda não consegue enxergar a importância de posts
    como este? Parabéns pelo trabalho !

  • chopeira

    oi tudo bem ? possuo um site que trata deste
    mesmo assunto e adoraria poder compartilhar este seu conteúdo lá ,
    fazendo referÊncia e com link para teu post . Você possui interesse ?

  • polytij thermal ink australia

    Oi, Eu acho este blog ótimo . Eu adorei . Vou voltar novamente
    e até já marquei nos favoritos. Grande abraço

  • invisible Non Porous

    Eu volte e meia passo aqui para meus 30 minutos de leitura.
    Excelentes posts. Nada como apreciar um conteúdo escrito
    de forma clara e inteligente . continue sempre assim . Abraços

Leave a Comment